Quem somos

O QUE É CREAjr-ES?

O CREAjr-ES é um programa sem fins lucrativos, criado e diretamente ligado ao CREA-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo) e formado exclusivamente por acadêmicos e recém-formados de cursos da área tecnológica e vinculados ao Conselho, ou seja, áreas como Engenharia, Agronomia e Geociência.

OBJETIVOS

Nossos objetivos estão alicerçados na valorização dos futuros e atuais profissionais da área tecnológica, na aproximação ao sistema CONFEA/CREA e na formação de jovens lideranças.

Empenhamo-nos para crescermos academicamente junto com os demais estudantes difundindo conhecimentos relevantes para o incremento da formação pessoal e profissional, oferecemos soluções que contribuam para a capacitação individual, priorizando não só conteúdos acerca das tendências da área tecnológica, legislação ética no exercício profissional, mas também aspectos como: liderança, trabalho em equipe, tomada de decisões, solução de problemas etc. Apoiamos movimentos empreendedores jovens e assessoramos estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho visando sua total integração.

Buscamos apresentar o que é o sistema CONFEA/CREA aos estudantes iniciantes e formandos, para que estes, ao deixarem suas instituições de ensino, saibam os direitos e deveres do futuro profissional. Por outra perspectiva, aproveitamos para fomentá-los a participarem das atividades do Sistema para que haja uma oxigenação de ideias, e consequentemente o fortalecimento das entidades de classes (associações e sindicatos).

Por outro ângulo, enxergamos que, como futuros profissionais, é cristalina a necessidade de assumirmos nosso importante papel como cidadãos comprometidos com o mundo ao nosso redor. Sendo assim, promovemos ações sociais e comunitárias que auxiliam as pessoas que mais necessitam, estimulando a defesa e desenvolvimento da sociedade.

Nós buscamos atingir os objetivos descritos por meio de atividades em nossos núcleos espalhados pelo estado do Espírito Santo, tais como: realização de seminários, palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas, ações sociais, treinamentos etc.

HISTÓRICO

O CREAjr-ES surgiu no Conselho em 2007. Entretanto, teve seu funcionamento reestruturado em um novo ciclo, apoiado institucionalmente pelo CREA-ES, em 2012, quando foi reativado por um grupo de 18 pessoas. Naquele momento, contava com atividades em quatro núcleos, sendo eles: Aracruz, São Mateus, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim, com um corpo de trabalho com cerca de quarenta membros.

Com os passar do tempo e a consolidação de inúmeros projetos e a determinação de seus membros e colaboradores voluntários, o CREAjr-ES ganhou e continuando ganhando expressão e reconhecimento e hoje conta com um respaldo e acompanhamento de uma Comissão Permanente no CREA-ES e já conta com seis núcleos distribuídos nas seguintes cidades: Alegre, Aracruz, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Vitória.

CREAjr PELO BRASIL

O CREAjr-ES representa apenas uma parcela de trabalho que os CREAjr’s de todo o Brasil exercem. Cada um, em sua particularidade, desenvolve um excelente trabalho a nível de divulgação dos Conselhos estaduais e do Conselho Federal e funciona como um ambiente de formação de liderança e aprimoramento dos futuros profissionais.

No ano de 2000, de uma ideia do, agora Engenheiro Civil, Dartagnan Lino Viana, o projeto CREA Jr./Jovem, com o núcleo Minas Gerais, teve seu início. Meses depois, foi criado o primeiro GT (Grupo de Trabalho), sob a coordenação do Engenheiro Civil Rômulo Andrade, representante do CREA-MG, para formalizar e coordenar legalmente o projeto que enfim fincava suas bases. Era o início de uma missão que se estenderia por todo país.

Atualmente, o projeto está instalado em mais de 20 estados por todo Brasil, com mais de mil futuros profissionais e recém-formados e em clara ascensão. Mais que um espaço para disseminar informações, o CREAjr é um palco para geração de resultados e desenvolvimento de pessoas, tornando-se referência na formação de jovens lideranças e capacitação profissional em todo o país.